A Otimização da Taxa de Conversão (CRO) é o processo de aumento da percentagem de utilizadores que completam uma ação desejada num website ou plataforma digital (ex. app).
A ação desejada pode variar de acordo com os objetivos do negócio, como por exemplo, realizar uma compra, subscrever uma newsletter ou descarregar um recurso (ficheiro, app…).
Vamos então analisar em detalhe o conceito de CRO ou (OTC), que passos deve tomar para melhorar a sua conversão e os seus benefícios.
Qualquer ação do utilizador que seja valiosa para o negócio. Pode ser a venda do seu produto/serviço, geração de leads (subscrição de newsletter) ou qualquer outra ação predefinida.
A percentagem de utilizadores que completaram a ação desejada em relação ao número total de visitantes.
É calculado usando a seguinte formula:
Taxa de conversão = (Número de conversões / Número total de visitantes) × 100
Melhorar os elementos de um website ou aplicação para aumentar a taxa de conversão. Isto envolve testar frequentemente diferentes variações de conteúdo, design e elementos de experiência do utilizador para ver qual o que tem o melhor desempenho.
Compreensão do comportamento do utilizador através de ferramentas como o Google Analytics, mapas de calor e feedback dos utilizadores para identificar áreas de melhoria.
Criação de hipóteses sobre como alterações específicas podem melhorar as taxas de conversão. Por exemplo a mudança de cores, navegação do menu ou mesmo o posicionamento de uma “call-to-action” em sítios estratégicos.
Utilizar métodos como o teste A/B ou o teste multivariado para comparar o desempenho de diferentes variações.
Aplicar as variações bem-sucedidas para melhorar o website ou aplicação.
Monitorize continuamente o desempenho e faça melhorias conforme necessário.
Garantir que o website seja amigável do utilizador (user-friendly) e a navegação intuitiva. A informação é clara e intuitiva? O utilizador consegue perceber o que o seu site oferece em menos de 5 segundos?
Certificar-se de que os elementos de design guiam os utilizadores para a ação desejada. Estes incluem uma combinação de um bom contraste de cores, letras legíveis (fontes), um bom espaçamento entre o conteúdo e as respetivas call-to-actions que guiam o utilizador à ação desejada.
Utilizar linguagem persuasiva, clara e concisa que tenha impacto no público-alvo.
Garantir que os botões da CTA são apresentados em destaque, com texto apelativo que incentive a ação. É comum usar cores vivas que se destaquem da palete de cores usada no restante design, acompanhadas por palavras curtas do tipo “Compre já”, “Subscreva agora” ou “Contacte-nos agora”.
As páginas que carregam rápidamente (idealmente em menos de 2 segundos) contribuem para uma melhor experiência de navegação e taxas de conversão mais elevadas.
Faça o teste GRÁTIS do seu site através de uma ferramenta facultada pela Google através do seguinte link: PageSpeed Insights (web.dev). A ferramenta apresenta resultados para ambos mobile e desktop.
Para analisar o comportamento do utilizador e identificar funis de conversão. Aceda à ferramenta através do seguinte link: https://analytics.google.com
Ferramentas como o Optimizely, VWO e AB Tasty para testar variações.
Recolha de feedback direto do utilizador para compreender os pontos fracos e as motivações. Ferramentas como UserFeedback e Hotjar podem ajudar. O melhor de tudo é que ambos são grátis.
Em geral, o CRO é um processo contínuo que requer uma compreensão profunda do comportamento do utilizador e uma abordagem sistemática para testes e otimização.
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O segredo está em perceber o comportamento das visitas, analisando dados, e ajudá-los a converter através de um funel otimizado.
Mais tráfego sem conversão é o mesmo que nada.
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