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19 de Setembro, 2024Web Design
27 de Setembro, 2024Otimize a Conversão do seu Site usando o Processo de CRO
A Otimização da Taxa de Conversão (CRO) é o processo de aumento da percentagem de utilizadores que completam uma ação desejada num website ou plataforma digital (ex. app).
A ação desejada pode variar de acordo com os objetivos do negócio, como por exemplo, realizar uma compra, subscrever uma newsletter ou descarregar um recurso (ficheiro, app…).
Vamos então analisar em detalhe o conceito de CRO ou (OTC), que passos deve tomar para melhorar a sua conversão e os seus benefícios.
Índice
Conceitos-chave de CRO
1. Conversão
Qualquer ação do utilizador que seja valiosa para o negócio. Pode ser a venda do seu produto/serviço, geração de leads (subscrição de newsletter) ou qualquer outra ação predefinida.
2. Taxa de conversão
A percentagem de utilizadores que completaram a ação desejada em relação ao número total de visitantes.
É calculado usando a seguinte formula:
Taxa de conversão = (Número de conversões / Número total de visitantes) × 100
3. Otimização
Melhorar os elementos de um website ou aplicação para aumentar a taxa de conversão. Isto envolve testar frequentemente diferentes variações de conteúdo, design e elementos de experiência do utilizador para ver qual o que tem o melhor desempenho.
Etapas a seguir no CRO
1. Análise e pesquisa de dados:
Compreensão do comportamento do utilizador através de ferramentas como o Google Analytics, mapas de calor e feedback dos utilizadores para identificar áreas de melhoria.
2. Desenvolvimento de hipóteses:
Criação de hipóteses sobre como alterações específicas podem melhorar as taxas de conversão. Por exemplo a mudança de cores, navegação do menu ou mesmo o posicionamento de uma “call-to-action” em sítios estratégicos.
3. Testar:
Utilizar métodos como o teste A/B ou o teste multivariado para comparar o desempenho de diferentes variações.
4. Implementação:
Aplicar as variações bem-sucedidas para melhorar o website ou aplicação.
5. Rever e reiterar:
Monitorize continuamente o desempenho e faça melhorias conforme necessário.
Principais áreas de foco
1. Experiência do utilizador (UX):
Garantir que o website seja amigável do utilizador (user-friendly) e a navegação intuitiva. A informação é clara e intuitiva? O utilizador consegue perceber o que o seu site oferece em menos de 5 segundos?
2. Design e Layout:
Certificar-se de que os elementos de design guiam os utilizadores para a ação desejada. Estes incluem uma combinação de um bom contraste de cores, letras legíveis (fontes), um bom espaçamento entre o conteúdo e as respetivas call-to-actions que guiam o utilizador à ação desejada.
3. Conteúdo e Escrita:
Utilizar linguagem persuasiva, clara e concisa que tenha impacto no público-alvo.
4. Call to Action (CTA):
Garantir que os botões da CTA são apresentados em destaque, com texto apelativo que incentive a ação. É comum usar cores vivas que se destaquem da palete de cores usada no restante design, acompanhadas por palavras curtas do tipo “Compre já”, “Subscreva agora” ou “Contacte-nos agora”.
5. Velocidade e desempenho da página:
As páginas que carregam rápidamente (idealmente em menos de 2 segundos) contribuem para uma melhor experiência de navegação e taxas de conversão mais elevadas.
Faça o teste GRÁTIS do seu site através de uma ferramenta facultada pela Google através do seguinte link: PageSpeed Insights (web.dev). A ferramenta apresenta resultados para ambos mobile e desktop.
Ferramentas a usar
1. Google Analytics:
Para analisar o comportamento do utilizador e identificar funis de conversão. Aceda à ferramenta através do seguinte link: https://analytics.google.com
2. Plataformas de teste A/B:
Ferramentas como o Optimizely, VWO e AB Tasty para testar variações.
3. Mapas de calor e registos de sessão:
4. Inquéritos e feedback:
Recolha de feedback direto do utilizador para compreender os pontos fracos e as motivações. Ferramentas como UserFeedback e Hotjar podem ajudar. O melhor de tudo é que ambos são grátis.
Benefícios do CRO
- Aumento da receita: ao converter mais visitantes, as empresas podem aumentar a receita sem a necessidade de aumentar o tráfego;
- Melhoria da experiência do utilizador (UX): melhorar a usabilidade pode levar a clientes mais satisfeitos e a um maior envolvimento.
- Melhor ROI (Retorno Sobre Investimento) do seu budget de marketing: mais conversões significa que os seus esforços em marketing não foram em vão, traduzindo-me em melhores resultados.
CRO em Suma
Em geral, o CRO é um processo contínuo que requer uma compreensão profunda do comportamento do utilizador e uma abordagem sistemática para testes e otimização.
A nossa abordagem ao CRO
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- Principais Benefícios:
Aumentar a receita sem tráfego adicional; Gerar mais vendas com o mesmo número de visitas, otimizando o desempenho do seu website com insights baseados em dados. - Melhorar a Experiência do Utilizador (UX)
Os nossos especialistas em CRO refinam o design e a navegação do seu website, guiando os utilizadores mais facilmente para a conversão. - Taxa de Rejeição mais baixa (Bounce Rate)
Identificámos e corrigimos problemas que fazem com que os visitantes saiam demasiado cedo, mantendo-os envolvidos e com maior probabilidade de converter. - Aprimoramos a Experiência Móvel
Certificamo-nos de que o seu website está otimizado para dispositivos móveis para uma navegação mais agradável contribuindo assim para o aumento das conversões em todos os dispositivos. - ROI Elevado
O CRO oferece um excelente retorno ao melhorar os seus ativos atuais, aumentando as conversões sem gastos adicionais com publicidade.
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O segredo está em perceber o comportamento das visitas, analisando dados, e ajudá-los a converter através de um funel otimizado.
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